sábado, 17 de setembro de 2016

Domingos Montagner - Uma Salva de Risos para o Grande Palhaço!

Em alguns anos, a crônica artística brasileira vai lembrar de Domingos Montagner como um grande palhaço, um artista circense, um poeta do lúdico. Antes de seu sucesso na TV, Rodrigo em sua Cia. Lamínima, fizera grande sucesso com o espetáculo "A Noite dos Palhaços Mudos", dirigido por Álvaro Assad. Tempos depois, a mesma história, escrita pela cartunista Laertes, virou filme dirigido por Juliano de Lucca. Uma história que encantou o público brasileiro, tendo viajado e ganhado grandes prêmios pelo Brasil a fora.




Vivendo momentos e navegando nessa nave mãe chamada terra, todos de algum modo, caminham em direção à morte. Morrer é um sentido que talvez explique, de fato, a vida. A razão de nosso existir mais pleno, a forma como pulsamos para a vida e a maneira como caminhamos, em direção a nossos objetivos, nossos delírios, nossos sonhos.
O mundo de um verdadeiro palhaço, com desfecho trágico, pode ser uma metáfora de nossa dor, de nossa existência, de nosso caminhar e respirar cotidiano. Domingos, de alguma forma, deixa sua marca para sempre, aderente em cada coração que teve a honra e o prazer de contemplar sua vida artística e suas criações poéticas.
Embora não tenha acompanhando sua vida artística na TV, lembro-me apenas de tê-lo visto, nos anos 90, peregrinando pelos teatros e eventos artísticos em algum lugar do Brasil. São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, talvez. O fato é que a gente reconhece um colega de profissão mesmo não sendo amigo no sentido mais presencial. Saber-se portador de sonhos que se aproximaram e que de alguma forma se uniram, é a razão maior desta pequena homenagem da Cidade de Palhaços a este grande artista.
Sendo assim, só me resta saudar este grande artista com a frase preferida de um outro palhaço incrível, o "Café Pequeno", de Richard Riguetti: Para Domingos Montagner peço a todos, UMA SALVA DE RISOS...

Um filme de Juliano Luccas, veja o Trailler de
"A NOITE DOS PALHAÇOS MUDOS"


Jiddu Saldanha - Blogueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário