quarta-feira, 2 de março de 2016

Conheça a arte da palhaçaria teatral e seja bem vindo...


"Ser palhaço, é despertar o anjo torto que habita nosso eu mais profundo"
(Jiddu Saldanha)


Cenoura Fofógrafa - Ana Paula Azevedo
Foto: Manuela Paiva Ellon - 2016
A Palhaçaria teatral é uma busca permanente, na vida artística de quem quer mostrar seu talento, seu dom, e se conectar com fazeres artísticos diferenciados. É bom poder compartilhar com o público sua própria alma, através de uma arte secular. Os palhaços estão aí desde que o mundo é mundo e, sobre eles, existem muitas teorias, porém, na prática, o palhaço é apenas o "perdedor que deu certo". É aquele ser etéreo, perdido dentro de nossa consciência e que, de algum modo, entendeu que nada precisa ser levado tão "a ferro e fogo"! 
O Palhaço é uma espécie de Anjo Possível. Alguém que apenas mostra o fluxo dos acontecimentos, a partir de um ponto de vista que pode proporcionar redenção para o ser humano. Ao vivermos esse caminho tão tortuoso, de compromissos, aprovações e reprovações em nosso cotidiano; através da palhaçaria teatral, podemos relaxar e elaborar melhor nossa existência psíquica. Esse mergulho que nos leva a entrar em contato, talvez, com a verdadeira natureza lúdica do humano, muito mais do que qualquer outra forma de experimentar a vida.
Ser palhaço é ser feliz, não no sentido de que a felicidade exista, mas num sentido metafórico, mais para o caminho de "não respostas" do que por um caminho de certezas. Vivemos neste mundo para compreender e trocar mais sobre o sentido da vida, mas a vida em si, não faz nenhum sentido, senão aquilo que damos ou "não damos" a ela. 
É por isso que "Ser palhaço, é despertar o anjo torto que habita nosso eu mais profundo", de forma a mostrar uma fração daquilo que poderíamos, mas não podemos ser, torna-se muito mais, um ato de coragem do que, propriamente, uma fuga da realidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário